tendências

Energia solar: crescimento bate recorde no Brasil

O numero de telhados cobertos por placas fotovoltaicas está crescendo rapidamente no Brasil, mudando a paisagem das cidades.

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil ultrapassou, em 2020, a marca histórica de produção de 7 gigawatts (GW) de potência oriundos da energia solar. Para se ter uma ideia do que isso significa, a hidrelétrica de Itaipu, possui capacidade de geração de 14 gigawatts (GW).

 

Em contraste a abundância de energia, o apagão de 22 dias no estado do Amapá, na Região Norte do país, levou a população da região a também procurar uma alternativa ao sistema elétrico nacional. Baterias ligadas a sistemas fotovoltaicos residenciais, é uma solução off-grid que permite gerar e armazenar energia em sua própria residência.

Essa tendência é clara, e, de acordo com pesquisas do Ibope Inteligência (2018), 89% dos brasileiros quer gerar energia renovável em casa. O que se torna a cada dia mais acessível com a evolução e disseminação de novas tecnologias. O preço de equipamentos solares caiu 90% nos últimos 10 anos, tornando o acesso cada vez mais fácil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *