tendências, vantagens

A fonte de energia mais barata da história

A Agência Internacional de Energia (IEA), publicou um relatório – World Energy Outlook 2020 – segundo o qual a energia solar é a forma mais barata de gerar eletricidade no mundo hoje. Essa fonte de energia está entre 20% e 50%  mais barata do que o esperado para 2020, em relação a expectativa da agência em 2019.
De acordo com o relatório, a última década trouxe grandes reduções de custo para a energia solar fotovoltaica, fazendo com que tenha os menores custos de eletricidade já vistos, deixando para trás, inclusive, a energia a base de carvão ou gás na maioria dos países do mundo.
Essa tendência se explica diante da consciência dos problemas ambientais no mundo e da necessidade da energia renovável: a geração elétrica a partir da luz do sol é sustentável e flexível: O sistema fotovoltaico é capaz de fornecer abastecimento tanto em larga escala quanto em pequena escala.
Além disso, o alto nível de irradiação solar no território brasileiro é uma das grandes razões dos investimentos no segmento estarem crescendo cada vez mais. Tanto que, desde 2017, está entre os 30 países que mais implantaram energia solar, alcançando a 16º posição em 2019, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
No primeiro mês com a instalação de um sistema fotovoltaico, já é possível economizar uma quantia considerável nas contas de luz e o valor investido pode ser recuperado em poucos anos. Ainda, na Alumifix a Garantia para Kit Gerador FV contra defeitos de fabricação é de 10 anos, apesar da vida útil dos equipamentos ser em média maior, o que permite economizar nos custos da energia elétrica por tempo suficiente para alcançar um excelente retorno sobre o investimento.
A energia solar é uma tendência e pode ser aplicada em residências, empresas, agronegócios ou indústrias.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *